quinta-feira, 29 de setembro de 2011


NOGUEIRA, Maria Alice. BOURDIEU E A EDUCAÇÃO. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, PP   59-82

Realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica o presente trabalho traz a problemática da herança familiar desigual e sua influência na escola; objetivando compreender como a desigualdade influi no âmbito escolar; baseando-se na teoria do próprio Bourdieu. Para o autor o individuo possui uma bagagem socialmente herdada interior ou exteriormente, como o capital econômico, o social e o cultural. Cabe desde já ressaltar, o ponto de vista de Bourdieu, onde o capital cultural constitui o elemento da herança familiar que teria maior impacto no destino escolar. Bourdieu denomina de “translação global das distancias” de diferenciações de níveis de escolaridade, esse fator envolve questões relacionadas ao caso de que mesmo que o individuo desvalorizado possua um grau diplomático igual ao de um valorizado teria dificuldade devido às desigualdades refletidas na sociedade. Assim sendo; no caso das classes populares, o investimento no mercado escolar tenderia a oferecer um retorno baixo, incerto e em longo prazo. Na analise de Bourdieu a classe média que ocupa uma posição intermediária entre os dois pólos de classes sociais, estar em constante luta para não se confundir-se com as massas populares, além de tentar diminuir a distância que a separa das elites. Tentando assim, uma ascensão social. O autor destaca como componentes do esforço para criar condições à elevação da escala social, o ascetismo onde são renunciados os prazeres imediatos em benefícios do projeto do futuro, o malthusianismo que seria a propensão ao controle da fecundidade e por “boa vontade cultural” que é o esforço da classe média para a aquisição da cultura legitima, no intuito de compensar as desvantagens relativas ao capital cultural limitado. Conclui-se, portanto, que esse trabalho resultou na constatação de que, pelo fato da herança herdada privilegiar as classes dominantes, as demais se esforçam em buscar carreiras mais longas e prestigiosas do sistema de ensino; 

Palavras – Chaves
Herança familiar. Desigualdade    

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