quinta-feira, 29 de setembro de 2011


NOGUEIRA, Maria Alice. BOURDIEU E A EDUCAÇÃO. 2ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, PP 23-32

.Objetivando compreender a visão de Bourdieu em relação ao subjetivismo e objetivismo na sociedade, os autores dispuseram-se a realizar uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, usando teorias do próprio Bourdieu. Segundo os autores, Bourdieu se interessa em inovar em relação à compreensão da ordem social, de forma critica e afastando-se de perspectiva subjetivista e objetivista. O subjetivo é relacionado aos conceitos, onde segundo ele, o fato não atinge as bases sociais que condicionaram as experiências praticas. Ao contrario, o objetivismo lidar com o quantitativo, algo com exatidão. Ainda na concepção de Bourdieu. Ele afirma que o objetivismo não analisaria ou investigaria o processo concreto pela qual as regras são produzidas e reproduzidas na sociedade. A alternativa apresentada e defendida por Bourdieu para a questão subjetivismo e o objetivismo, foi o conhecimento chamado de praxiológico. Esse conhecimento não iria identificar apenas a estrutura objetiva externa ao individuo como também buscaria investigar como essas estruturas se encontram interiorizadas nos sujeitos. Para essa relação subjetivismo e objetivismo Bourdieu criou também  o habitus que é a padronização, seria a mediação entre essas duas dimensões do mundo social, ou seja, entre a estrutura e a pratica. Dessa forma o habitus serviria como elo articulador entre três dimensões fundamentais de análises: a estrutura objetiva, a subjetividade dos indivíduos e as situações concretas de ações. Além de permitir sustentar a existência de uma estrutura social objetiva baseada na relação de lutas e dominação entre grupos e classes sociais. Dessa forma, a ação de cada sujeito, refletiria na sua posição social. Esse trabalho resultou no fato de que o habitus seria um elemento de superação do objetivo e do subjetivo, além de haver a diferenciação do individuo conforme sua posição social. Essa afirmação nega, portanto a perspectiva subjetivista, que nega o caráter consciente da orientação dos indivíduos na ação, em contrapartida, o objetivismo se superaria, pois as estruturas sociais não seriam mais vista como produtora de comportamento mecânico.
Palavras – chaves:
Subjetivismo. Objetivismo.Habitus
            

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